Acesf investe em melhorias nos cemitérios

Taxa de manutenção dos cemitérios arrecadada no ano passado será utilizada para obras nos cemitérios urbanos e da zona rural.

• Escrito por Ana Paula Hedler
  • Publicado: Quinta, 08 de Janeiro de 2015, 08h02
Para entregar aos londrinenses serviços públicos de qualidade, desde o início da gestão Alexandre Kireeff, a Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) está investindo em diversas melhorias nos cemitérios municipais, como: reforma de muros, banheiros e espaços administrativos; instalação de postes de iluminação, caixas de água; e construção de sistemas conjugados em alguns cemitérios da zona rural.

Além disso, com a arrecadação dos R$ 1.300.000,00 da Taxa de Manutenção dos Cemitérios, os técnicos estão preparando os projetos para a adequação das áreas administrativas, construções de muros, calçadas e cruzeiros nos cemitérios dos distritos e da área urbana; adequações de acordo com a Resolução Conama 2003 referente à instalação de poços de monitoramento; instalação de câmeras de monitoramento, investimentos em acessibilidade e recape asfáltico das ruas dentro dos cemitérios São Paulo e Padre Anchieta. Esses projetos servirão para os termos de referência que serão utilizados no processo licitatório.

Conquistas

De acordo com a superintendente da Acesf, Sônia Gimenez, a maior conquista da autarquia desde 2013 até o momento foi a atualização do cadastro dos concessionários dos jazigos. Segundo ela, a Acesf nunca havia feito um recadastramento dos concessionários desde o início de seu funcionamento.

Neste, realizado no último ano, mais de 20 mil cidadãos compareceram até a autarquia, o que gerou um aumento no número de inclusão de nomes e de regularização dos documentos. “Agora, nossos arquivos estão mais completos, tivemos um aumento significativo no número de solicitações para reformas de jazigos e tudo se reflete na otimização do uso dos espaços dos cemitérios administrados pela Acesf”, ressaltou Sônia.

Outra melhoria, realizada no final de 2014, foi a finalização do processo de licitação para a construção das calçadas externas dos cemitérios Jardim da Saudade e São Pedro e da Acesf. Além disso, está previsto para este mês o início das obras de ligação da rede de esgoto da área administrativo do Cemitério Jardim da Saudade, que antes era atendido por fossas sépticas. O mesmo local deve receber até o final do ano melhorias no projeto de drenagem para área inferior do cemitério. A Capela do bairro Santa Rita também será reformada com recursos do Termo de Ajuste de Conduta.

Desafios

A superintendente afirmou que a construção de um novo cemitério é um dos desafios para os próximos anos. “A documentação para sondagem da área decretada de utilidade pública está pronta e foi enviada para a licitação. Com ela, vamos trabalhar para cumprir as etapas do licenciamento, cujo valor aproximado do terreno é de R$ 2 milhões. Também vamos acompanhar o processo de instalação e licença de operação”, explicou.

Ao todo, o investimento na construção de um novo cemitério municipal somará R$ 7 milhões e a expectativa para o início das obras é final de 2015.

A Prefeitura também pretende construir mais três capelas, sendo uma no Distrito de Irerê, outra em São Luiz e outra no Conjunto Cafezal; reformar as capelas Jamaica, Lerroville, Maravilha e Paiquerê; e elaborar um projeto para a construção de uma nova sede para a Acesf.
Assunto(s): cemitérios , melhorias