Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Acesf divulga prazos para limpeza e obras nos cemitérios para o Dia de Finados

Cerca de 100 mil pessoas devem visitar os cemitérios municipais durante o fim de semana que antecede o feriado até o Dia de Finados

  • Escrito por Ana Paula Hedler
  • Publicado: Quarta, 20 de Outubro de 2021, 00h00
  • Última atualização em Segunda, 01 de Novembro de 2021, 12h31
Fotos: Emerson Dias / arquivo NCom
Fotos: Emerson Dias / arquivo NCom

Com a aproximação do Dia de Finados, celebrado no dia 2 de novembro, a Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) informa os prazos para a realização de construções, reparos, reformas e limpeza dos jazigos localizados nos cemitérios municipais de Londrina.

O prazo para a realização das obras é o primeiro a encerrar. As reformas, construções ou reparos que necessitam do serviço de pedreiro devem ser feitos até a próxima quarta-feira, dia 27 de outubro. Já os trabalhos de pintura dos túmulos precisam ser realizados até a próxima quinta-feira (28). A limpeza utilizando água, sabão, pano, balde e vassoura, por ser um serviço mais rápido e simples, pode ser finalizada, no máximo, na sexta-feira (29).

Quem não conseguir finalizar as obras dentro das datas estabelecidas poderá retomá-las no dia 3 de

novembro. Isso porque, de 28 de outubro a 2 de novembro elas ficam proibidas, em atenção ao artigo 338, do Código de Posturas do Município de Londrina.

O diretor-técnico da Acesf, Ademir Gervásio de Souza Júnior, explicou que todas as pessoas que querem realizar reformas, construções ou pintura nas sepulturas precisam retirar uma licença para os trabalhos, antes de começar as obras. A guia de autorização para o trabalho é entregue de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Divisão de Cemitérios da Acesf, que fica na Avenida Juscelino Kubitschek, 2.948.

Para a liberação dos trabalhos é cobrada uma taxa de R$ 33,41 por serviço realizado. O cidadão deve levar o nome completo, o CPF e o telefone do pedreiro ou pintor que vai executar o serviço. “A licença para obras é uma forma de garantirmos mais segurança nos cemitérios municipais de Londrina, por isso ela é importante e todos precisam seguir”, disse o diretor-técnico.

Quem tiver alguma dúvida pode telefonar para (43) 3372-7881 ou (43) 3372-7850, mandar um e-mail para acesf@londrina.pr.gov.br ou acessar o site da autarquia (clique aqui). Não é necessário agendar horário para o atendimento.

Orientação para visitas no feriado – A Acesf estima que, durante o fim de semana que antecede o feriado até o Dia de Finados, cerca de 100 mil pessoas devem visitar os cemitérios municipais de Londrina. “Muitas pessoas prestam homenagens aos entes queridos no Dia de Finados, por isso nós organizamos os serviços na Acesf, para que todos possam ir aos cemitérios de forma tranquila, organizada e sem aglomeração. Nós sabemos que a pandemia ainda não acabou e, por isso, estamos reforçando a importância da máscara, do álcool em gel e do distanciamento”, disse o superintendente da Acesf, Péricles Deliberador.

Para manter a visitação organizada e evitar aglomeração, este ano, todos os portões dos 13 cemitérios cemitérios serão abertos no dia 2 de novembro e terão álcool em gel para higienização das mãos. Os visitantes devem obrigatoriamente usar máscara para adentrarem aos cemitérios e manter o distanciamento social. A recomendação da autarquia é para que os adultos não levem crianças e que as pessoas que estão nos grupos de risco para a Covid-19 evitem ir no dia do feriado.

Durante o Finados, haverá servidores públicos trabalhando em todos os cemitérios. Eles ajudarão quem tiver dúvida sobre a localização exata do jazigo, pois haverá consulta do local de sepultamento via sistema informatizado. Para consultar o local exato do sepultamento basta entrar no site da Acesf e clicar no link “Local de Sepultamento”. “Para evitar aglomerações, nós pedimos que os visitantes realizem essa consulta em casa, antes de irem ao cemitério. Ela pode ser feita pelo site da Acesf, de forma rápida e fácil. Basta colocar o nome do falecido”, explicou Souza Júnior.

registrado em:
Fim do conteúdo da página