ACESF lembra prazo final para pagamento de tributo

Taxa de Manutenção dos Cemitérios ajuda na conservação dos espaços e na melhoria com segurança, iluminação e conforto dos mutuários

• Escrito por Ana Paula Hedler
  • Publicado: Sexta, 26 de Junho de 2020, 09h20
Foto: Vivian Honorato/Arquivo

A Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (ACESF) lembra que os concessionários de jazigos precisam se atentar ao prazo final para o pagamento da Taxa de Manutenção dos Cemitérios Municipais de Londrina. Isso porque, ele encerra na segunda-feira, dia 6 de julho, e não deve sofrer nova prorrogação. Quem pagar o tributo dentro do prazo está isento de multa e juros moratórios.

Inicialmente, o pagamento estava previsto para encerrar um mês antes, em 6 de junho. Porém, considerando o período da pandemia, a ACESF prorrogou o prazo por mais 30 dias, oportunizando mais tempo para os cidadãos retirarem os boletos e, consequentemente, quitarem o tributo municipal. Além disso, para ajudar os moradores da zona rural, a autarquia fez a reimpressão dos boletos com o novo vencimento e os entregou aos representantes dos distritos, para que estes distribuíssem aos moradores ou avisassem onde está sendo feita a entrega.

Segundo o diretor administrativo-financeiro da ACESF, Henrique de Castro Silva, foram encaminhados 31 mil boletos aos concessionários de jazigos municipais. Até o momento, 22 mil deles pagaram a taxa e ainda restam outros 9 mil que ainda não fizeram o mesmo. A previsão é que sejam arrecadados em torno de R$ 1,8 milhão até R$ 2 milhões. “Estes valores estão dentro do esperado. Está semelhante ao mesmo período do ano passado. Acreditamos que a prorrogação do prazo, em um mês, ajudou a população, porque deu um fôlego para os concessionários se planejarem e conseguirem quitar a taxa”, explicou o diretor.

A Taxa de Manutenção dos Cemitérios varia de R$ 32,00 a R$ 161,00 a depender do cemitério municipal no qual o mutuário tem a concessão do jazigo. Ela serve para a realização de serviços de conservação e limpeza, assim como para as melhorias, como a construção de novos muros no entorno dos cemitérios, instalação de iluminação de LED, construção de gavetários, pintura, instalação de câmeras de segurança e revitalização de várias áreas. Nos Cemitérios São Pedro e João XXIII foram construídos os muros e a iluminação está sendo trocada nos cemitérios João XXIII, Padre Anchieta e no São Pedro, por exemplo.

Boleto pela internet – Quem não recebeu a Taxa de Manutenção dos Cemitérios de 2020 pode retirá-la sem sair de casa. Basta acessar o site da ACESF e clicar na página inicial, onde está escrito: “Emissão de 2ª Via de Boleto” (clique aqui). Para isso, é preciso ter em mãos o número do CPF do concessionário e/ou herdeiro que não efetuou o pagamento. O cidadão que não souber acessar o site pode telefonar para (43) 3372-7891, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. Nesses casos, os servidores da ACESF encaminham o boleto por e-mail ou por aplicativos como o WhatsApp.

Em último caso, quem não tiver acesso à internet deve agendar um horário de atendimento presencial pelo (43) 3372-7891. É preciso ter em mãos uma cópia do comprovante de endereço e do documento pessoal com o nome do responsável (CPF/RG ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH).

Além disso, diariamente a autarquia faz a correção de endereços daqueles que desejam manter o cadastro atualizado. Quem precisar do serviço basta acessar o site da ACESF (clicando aqui) e anexar os documentos mencionados acima.

Outras informações podem ser obtidas com o superintendente da ACESF, Leonilso Jaqueta, pelo 3372-7855 e com o diretor Administrativo-Financeiro, Henrique de Castro Silva, pelo 3372-7863 ou 3372-7864.