Revitalização do cemitério João XXIII entra na reta final

Obra contempla novo muro em concreto, calçada para pedestres, estacionamento, trecho com ciclovia e várias outras melhorias

• Criado: Quarta, 18 de Dezembro de 2019, 19h35
  • Última atualização em Quarta, 18 de Dezembro de 2019, 19h37

Com 90% dos serviços concluídos, em um amplo pacote de melhorias, a reforma geral do Cemitério Municipal João XXIII, no Jardim Higienópolis, caminha para os últimos trabalhos. A Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários (ACESF) está investindo cerca de R$ 640 mil para realizar as obras, com recursos próprios advindos da Taxa de Manutenção. O pacote inclui a troca completa do muro, instalação de dois mil metros de calçada por toda a área externa do cemitério, trecho com ciclovia e área de passeio, pintura e reparos, além da criação de um estacionamento e novo sistema de iluminação.

Segundo o superintendente da ACESF, Leonilso Jaqueta, a previsão é que a entrega da obra, iniciada em julho deste ano, seja feita entre o final de dezembro e a primeira semana de janeiro de 2020. “As atividades estão na reta final, faltando a complementação de alguns dos serviços previstos, como a pintura de uma parte do novo muro, um trecho de calçamento e o término da colocação de grama esmeralda. A conclusão dependerá da intensidade das chuvas que estão ocorrendo durante esse período”, informou.

Jaqueta frisou que esta é uma obra importante, uma vez que o João XXIII é um dos cemitérios mais antigos de Londrina, fundado em 1964, e nunca havia passado por revitalização antes. “Os visitantes e moradores da região terão um espaço mais seguro, moderno, confortável e acessível, com área para caminhada e bicicletas, e um estacionamento. O cemitério nunca teve calçada em seu entorno e agora contará com piso de qualidade e as condições adequadas de acessibilidade, facilitando a vida de idosos e pessoas com deficiência. A aplicação da taxa de manutenção serve para dar este retorno aos contribuintes”, salientou.

A reformulação do cemitério João XXIII inclui a construção de um novo muro de concreto, em substituição ao antigo alambrado que era mais vulnerável aos atos de vandalismo e roubos. A estrutura que está sendo implantada com concreto em forma de palitos, proporcionando mais visibilidade à parte interna do cemitério e facilitando o trabalho dos órgãos de segurança, como a Guarda Municipal.

Outra melhoria, em breve, será a instalação de lâmpadas LED, pela Sercomtel Iluminação. Já a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) fará a nova sinalização do local no encerramento da obra.

Os serviços gerais estão sendo desenvolvidos pela empresa contratada, via licitação, a A.S. dos Santos Prestadora de Serviços. O Cemitério João XXIII está localizado na Avenida da Saudade, 135, Jardim Higienópolis.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o superintendente da ACESF, Leonilso Jaqueta, pelo telefone 3372-7856