Muro do Cemitério São Pedro ganha arte em graffiti

Ação acontece neste final de semana e irá contar com diversas atrações para o público

• Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2019, 14h52
  • Última atualização em Terça, 29 de Outubro de 2019, 09h09

Grandes nomes do graffiti nacional e internacional estarão reunidos neste sábado (26) para realizar uma manifestação artística no muro do Cemitério São Pedro, localizado na região central da cidade. Os trabalhos terão início a partir das 10 horas e seguem até às 19h, na Avenida Rio de Janeiro que, durante o período, ficará fechada no trecho entre a Rua Alagoas e a Avenida Juscelino Kubitschek. A ação faz parte da quinta edição do Festival de Graffiti, que teve início na quarta-feira (23).

A pintura será feita por 67 artistas de vários estados do Brasil, como Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Brasília, Amazonas, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. A equipe contará também com dois grafiteiros vindos do Chile e do Peru. “Cada um terá a liberdade de trabalhar dentro do seu estilo, e a população poderá acompanhar todo o processo criativo”, ressaltou o artista londrinense e coordenador do festival, Tadeu Roberto Fernandes de Lima Junior, o Carão.

interna 01 grafitiNo domingo (27), a partir das 10 horas, os artistas irão finalizar as pinturas no local. Durante a ação, haverá discotecagem com os DJ’s Sapão e Frá, além de números circenses, realizados pelo grupo Aero Circus, batalhas de MC’s e apresentações de dança. As atividades acontecem das 14h às 19h e para garantir a segurança de todos, a rua também estará fechada durante as atividades.

O superintendente da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (ACESF), Leonilso Jaqueta, contou que a pintura do mural atende à demanda da população. “Esse local já contava com graffitis que acabaram sendo tirados por conta da reforma do muro do cemitério e muita gente nos procurou pedindo para que fossem feitos novamente. A população gosta, pois é uma arte que traz cor e leveza ao ambiente. Além disso, existem muitos artistas bons em Londrina e por todo o país e é importante valorizar o trabalho desses profissionais”, disse.

Outras atividades – Inseridos na programação do festival, nesta sexta-feira (25), serão realizados dois workshops na Concha Acústica, que fica na Praça 1º de Maio, no Centro. Das 10 às 12h, o artista Korneta, que realiza um trabalho mais voltado à personagens, irá abordar vários pontos para a produção do graffiti, como técnicas, linhas, preenchimento e degradê. Já das 14h às 16h, a aula será com o artista Sabotage, que irá explicar sobre a composição de letras. A participação nos workshops é indicada ao público com idade a partir dos 13 anos.

Mais tarde, às 18 horas, haverá uma roda de conversa no Auditório Vilanova Artigas, localizado no prédio da Secretaria Municipal de Cultura, em frente à Concha Acústica. O artista Carão, juntamente com outros convidados, irá falar sobre a arte de rua como forma de trabalho e as realidades dessa profissão no Brasil. “O objetivo é promover a troca de informações entre os artistas e a comunidade, e dar um espaço para cada um apresentar o seu trabalho”, afirmou Carão. A atividade é voltada para o público a partir dos 16 anos e não é necessário fazer inscrição prévia.

Sobre o evento – A quinta edição do Festival de Graffiti é organizado pelo coletivo de CapStyle Crew, em parceria com a Escola de Circo de Londrina, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e a Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (ACESF).

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o superintendente da ACESF, Leonilso Jaqueta, no telefone 3372-7855.

Texto: Jenifer de Paula sob supervisão dos jornalistas do N.Com