Acesf inicia construção de calçada no Cemitério João XXIII

Desde a sua fundação, em 1964, local não conta com calçamento para os pedestres; também serão feitas outras melhorias, como construção de um novo muro, ciclovia e estacionamento

• Escrito por Dayane Albuquerque
  • Criado: Quarta, 17 de Julho de 2019, 08h53
  • Última atualização em Quarta, 24 de Julho de 2019, 09h03
imagem sem descrição.

A Prefeitura de Londrina, por meio da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários (ACESF), deu início à execução de diversas melhorias no Cemitério Municipal João XXIII, que trarão mais conforto e segurança para os frequentadores do local. Uma delas é a construção de calçadas por toda a extensão do espaço externo. Fundado em 1964, e um dos cemitérios mais antigos da cidade, o local nunca contou com calçamento para os pedestres, sendo esta uma reivindicação antiga dos moradores da região.

Ao todo, serão construídos cerca de 2 mil metros de calçada em concreto e piso Paver e haverá um grande espaço verde no local, pois serão inseridos 6.700 metros de grama esmeralda, entre o cemitério e a calçada externa. O projeto contempla também a construção de um novo muro no entorno do cemitério, em formato de palitos, possibilitando uma visibilidade maior no interior do mesmo e, consequentemente, inibindo a ação de vândalos e diminuindo os riscos de furtos no local.

Além disso, a área de passeio terá novidades como estacionamento e serão construídos 44 metros de ciclovia, melhorando a mobilidade e possibilitado uma nova opção de lazer. Também serão feitos reparos na pintura e sinalização e será disponibilizada uma área para futura implantação de academia ao ar livre.

As obras iniciaram na semana passada e têm previsão de serem entregues em novembro deste ano. A execução fica por conta da A.S. dos Santos Prestadora de Serviços, vencedora do processo licitatório. O investimento é de R$ 640.615,49, recurso proveniente da ACESF, da Taxa de Manutenção dos cemitérios, e o projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo IPPUL.

O superintendente da ACESF, Leonilso Jaqueta, disse que o objetivo do projeto é modernizar o entorno do cemitério, para beneficiar a população em geral, em especial os idosos e pessoas com deficiências, considerando os critérios de acessibilidade e a importância imensa para sua locomoção. “Esta obra irá promover a revitalização da área, proporcionando aos moradores e demais cidadãos um local para caminhadas, além de contribuir com a mobilidade urbana”, enfatizou.

Iluminação – Também está previsto, em um outro contrato, a execução de melhorias no sistema de iluminação dos cemitérios João XXIII, Padre Anchieta e São Pedro, por meio da Sercomtel Iluminação. Cada cemitério deve receber 10 postes novos na parte interna, com iluminação em LED. O investimento será de cerca de R$ 150 mil. O Cemitério João XXIII está localizado na Avenida da Saudade nº 135, Jardim Higienópolis.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o superintendente da Acesf, Leonilso Jaqueta, no 3372-7855.