Acesf divulga prazo para obras nos cemitérios devido ao feriado de Finados

Órgão também informa o horário das missas no feriado; expectativa é que mais de 100 mil pessoas visitem os cemitérios durante a data

• Escrito por Dayane Albuquerque

A Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) divulgou os prazos para as pessoas que desejam fazer obras ou serviços nos cemitérios municipais, devido ao Feriado de Finados, dia 2 de novembro. Para que tudo transcorra da melhor forma possível, o órgão orienta a população sobre os horários das missas neste dia e também sobre o que é permitido levar na visitação.
A população poderá fazer qualquer obra de construção somente até o dia 27 de outubro; pinturas até o dia 28 e outros serviços até o dia 29. As obras e serviços somente poderão ser retomados no dia 5 de novembro. Os prazos são estabelecidos no Artigo 338 do Código de Posturas do Município de Londrina – Lei nº 11.468 de 29/12/2011.
Durante o feriado, os 13 cemitérios municipais estarão abertos das 8 às 18 horas e o trânsito no entorno será organizado pelos agentes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). A expectativa do órgão é que mais de 100 mil pessoas visitem os cemitérios neste dia, pois este é o feriado de maior movimentação nos cemitérios da cidade.
Segundo o superintendente da Acesf, Leonilso Jaqueta, para melhor atender a comunidade, nesta data haverá servidores informando a população sobre a localização de jazigos nos cemitérios, tirando dúvidas e dando outras orientações. “Nosso objetivo é que a população possa ser atendida da melhor forma possível e que tudo transcorra sem transtornos”, ressaltou.
A Acesf informa ainda que os visitantes estão proibidos de adentrarem os cemitérios com flores artificias e embalagens plásticas de flores e velas. As flores naturais estão permitidas, desde que sem a embalagem plástica. O objetivo da medida é combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças, pois estes objetos podem facilitar o acúmulo de água, podendo se tornar criadouros para o mosquito. O combate ao Aedes conta com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, por isso, neste dia, serão colocadas faixas sobre o tema, além de cartazes sobre cuidados com escorpiões nos cemitérios municipais.
Horário de missas nos cemitérios municipais, no feriado de Finados:

Cemitério São Pedro - Arcebispo Dom Geremias Steinmetz e Padre Evandro Delfino;
Cemitério João XXIII - Padre Gedeão Maia;
Cemitério Padre Anchieta - Padre Claudio Marinoni;
Cemitério São Paulo - Padre Carlos Shimura;
Cemitério Jardim da Saudade - Padre Emerson José da Silva.
Culto Religioso da Igreja Missionária Shalom:

Cemitério São Pedro – Pastor Carlos Alexandre de Oliveira

Cemitérios particulares:

Cemitério Parque das Oliveiras – 9 horas - Monsenhor Bernardo Carmel Gafá;
Cemitério Parque das Allamandas – 10 horas - Padre Josenildo Dias Pires.