Acesf adere ao Programa Boa Praça e inicia melhorias em canteiros da Avenida JK

O órgão está reformulando três canteiros em frente ao Cemitério São Pedro; serviços ocorrem em parceria com a CMTU e a SEMA

• Publicado: Quinta, 20 de Setembro de 2018, 15h28

Os canteiros centrais da Avenida Juscelino Kubitschek, em toda a extensão do Cemitério São Pedro, ganharão um visual mais bonito e atrativo. A Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) ‘adotou’ esses trechos da via e irá revitalizá-los, após ter aderido ao Programa Boa Praça, que é desenvolvido na cidade pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Com a assinatura do Termo de Cooperação, o órgão passa a ser parceira da iniciativa e será responsável pela manutenção dos canteiros da avenida, entre as ruas João Cândido e Rio de Janeiro, pelos próximos dois anos.

Os primeiros trabalhos da Acesf naquele local tiveram início na manhã de ontem (19), com a retirada de grama para começar a abertura dos caminhos de flores que vão enfeitar os três canteiros. Na sequência, serão feitos ajustes e retiradas as imperfeições para que a terra esteja preparada para receber adubo e o plantio das flores.

acesf.boa.praça.DPA Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) é parceira do processo de repaginação das áreas da JK fornecendo as flores que serão plantadas e dando suporte para a execução da obra. A CMTU também atuará em conjunto e prestará apoio durante as atividades, atuando na concretização do terceiro canteiro, localizado em frente à Companhia, próximo à rua João Candido.

O superintendente da Acesf, Leonilso Jaqueta, disse que a previsão é que as melhorias nessa área da Avenida JK sejam concluídas em cerca de um mês. “A Acesf entra no Programa Boa Praça para somar com as ações de benfeitorias que essa iniciativa vem realizando em várias áreas públicas de Londrina. Neste primeiro trabalho, a ideia é fazer com que os canteiros fiquem mais bonitos e vistosos para quem passa por ali”, disse.

Paralelamente à ação, a Acesf também está desenvolvendo reformas no Cemitério São Pedro. Os muros do espaço estão ganhando reparos de realinhamento e padronização, sendo que na extensão lateral da rua João Cândido os serviços já estão quase concluídos. Também faz parte deste pacote melhorias nas entradas, com a instalação de portais, na rua Alagoas e Avenida J.K. “Ainda serão pintados todos os muros do cemitério, exceto o da Avenida Rio de Janeiro que recentemente recebeu um trabalho de grafitagem”, acrescentou.

Sobre o programa – O Boa Praça é uma iniciativa que prevê a manutenção e conservação dos espaços públicos da cidade por meio de parcerias firmadas entre a CMTU e empresários ou órgãos locais, via termo de cooperação. O programa foi instituído pela Lei Municipal nº 10.966/2010 e o Decreto nº 1257/2015.

O objetivo é tornar a cidade mais bonita e envolver a iniciativa privada e os cidadãos em geral nos cuidados com os espaços de uso coletivo, além de ampliar a participação da sociedade, estreitando a relação dos moradores no processo de manutenção dos bens públicos. Dessa forma, o programa permite que sejam feitas adoções de locais em diferentes regiões da área urbana.

Desde o lançamento do programa, em outubro de 2015, até o momento, aproximadamente 70 áreas públicas, abrangendo cerca de 140 mil metros quadrados, foram adotadas pela iniciativa privada.