Cemitério Jardim da Saudade recebe obras de drenagem e pavimentação

Ordem de serviço foi assinada ontem (1); os trabalhos devem iniciar em cinco dias corridos.

• Escrito por Juliana M. Gonçalves
  • Publicado: Quinta, 02 de Junho de 2016, 06h34

O prefeito Alexandre Kireeff assinou, ontem (1), a ordem de serviço que permite o início das obras de drenagem e pavimentação que serão executadas no cemitério municipal Jardim da Saudade. Com a assinatura, a empresa Empelog, vencedora do processo de licitação, tem o prazo de cinco dias corridos para iniciar os serviços, que devem ser concluídos em até 150 dias corridos. O investimento do Município será de R$1.189.974,33, e o recurso é proveniente da taxa de manutenção dos cemitérios municipais.

O documento também foi assinado pelo secretário municipal de Obras e Pavimentação, Walmir Matos, e pelo superintendente da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf), Ademir Gervásio. O projeto, elaborado pela Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), contempla a implantação de um sistema de drenagem no cemitério, com execução das obras nas vias internas do local, recape asfáltico da rua principal, e pavimentação com paver nas ruas secundárias.

Segundo Gervásio, o objetivo da obra é contribuir para melhor acessibilidade aos visitantes, e evitar danos ao espaço durante as chuvas. “O Jardim da Saudade fica em um terreno com declive. Sem o sistema de drenagem e galerias pluviais, as chuvas trazem muitos transtornos e prejuízos. Com a implantação deste sistema, o ambiente estará muito melhor para receber a população”, informou.

Próximas obras - Para este ano, está prevista a construção de dois poços de monitoramento em cada cemitério municipal localizado na área urbana, sendo oito poços no total. Também serão realizadas obras de reforma nos banheiros dos cemitérios Jardim da Saudade e São Paulo, reforma e ampliação do muro do cemitério São Pedro, construção de novo cruzeiro no cemitério São Pedro, e ampliação do muro do cemitério Padre Anchieta.

No cemitério João XXIII haverá ainda a reforma do escritório de atendimento, e construção de calçadas de acesso nos cemitérios distritais. O superintendente da Acesf ressaltou que todas as obras serão custeadas exclusivamente com a taxa de manutenção dos cemitérios, pagas anualmente pelos concessionários. “Muitas destas melhorias foram solicitadas em pesquisa realizada durante o Dia de Finados de 2015, quando os servidores da Acesf ouviram os concessionários sobre qual o melhor destino para os recursos arrecadados com a taxa de manutenção”, explicou.