Servidores da Acesf passam por capacitação sobre finanças

Curso será ministrado a todos os servidores da autarquia para qualificá-los no novo sistema de custos.

• Escrito por Ana Paula Hedler
  • Publicado: Quarta, 04 de Novembro de 2015, 09h55

Na manhã desta quarta-feira (4), os servidores municipais da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) participaram de uma capacitação sobre “Sistema Governamental de Apropriação e Análise de Custos Incorridos”. A atividade foi realizada no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), na Rua Raposo Tavares, 894. Amanhã (5), das 8h30 às 10h30, o curso se repetirá no mesmo local.

Ao todo, vão participar da qualificação profissional cerca de 100 servidores da autarquia. De acordo com o palestrante e gerente de finanças da Acesf, Felipe Palmieri Gallego Rojas, o curso ajudará os funcionários a entenderem mais sobre o novo sistema de custos que está sendo utilizado na Acesf. Ele garante mais qualidade aos gastos públicos.

curso.acesf.V2“O sistema está em fase de testes e em novembro pretendemos apresentá-lo em números. Esse método será utilizado para a prestação de contas junto ao Tribunal de Contas e também para melhorar o gerenciamento de gastos e custos de materiais,  produtos e serviços”, explicou Rojas.

Para a superintendente da Acesf, Sonia Maria Nobre Gimenez, a capacitação para todos os servidores vem ao encontro de outras ações da autarquia, que visam melhorar o atendimento ao concessionário e garantir mais eficiência no trabalho dos servidores. Além dela, a Acesf está fazendo uma pesquisa de opinião ao concessionário e  avaliação de obras e projetos.

“É importante mensurarmos os trabalhos e os investimentos, para melhorarmos a qualidade dos serviços prestados, minimizarmos os gastos e nos pautarmos na sustentabilidade ambiental”, afirmou a superintendente.

O novo procedimento de controle interno foi implantado em cumprimento ao Decreto Municipal n° 728, de 18 de junho de 2015. Atualmente, ele é utilizado para a Acesf administrar 19 capelas mortuárias, 13 cemitérios municipais e sua sede administrativa.

curso.acesf.V3Outros cursos- Na sexta-feira (6), a partir das 8h30 e das 13h30, será realizada uma palestra com o corregedor-geral do município, Alexandre Alberto Trannin, sobre as funções da Corregedoria, direitos e deveres dos servidores. Na sequência, o procurador do município, Ronaldo Gusmão, abordará o estatuto do servidor público. O encontro será na sala de reuniões da Fundação de Esportes de Londrina, que fica no térreo do Moringão, na Rua Gomes Carneiro, 315.

As palestras têm o objetivo de qualificar os servidores e fazem parte do projeto “ACESF: um referencial no atendimento às famílias enlutadas – uma nova perspectiva acerca do serviço funerário em Londrina”. O projeto é uma parceria com o Centro Universitário Filadélfia (Unifil).

Fotos: Vivian Honorato

mais fotos em: http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_datsogallery&func=viewcategory&catid=1769&Itemid=1081