Acesf informa prazo para limpeza de túmulos

Cidadãos devem atentar aos prazos para reformas, pinturas e limpezas das sepulturas antes do feriado de finados

• Escrito por Ana Paula Hedler
  • Publicado: Quarta, 21 de Outubro de 2015, 12h15

Devido ao Feriado de Finados, que ocorre no dia 2 de novembro, a Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) informa que as reformas realizadas nos túmulos dos cemitérios municipais devem ser finalizadas até a próxima terça-feira (27). Os cidadãos que desejam apenas pintar as sepulturas devem realizar o serviço até quarta-feira (28). Pois, na quinta-feira (29) só serão permitidas a limpeza e a lavagem dos jazigos.

Caso, a pessoa esteja executando alguma obra e não consiga finalizá-la dentro do prazo, terá que suspender os trabalhos durante o feriado. As obras poderão ser retomadas a partir do dia 3 de novembro. As medidas atendem o artigo 338 do Código de Posturas do Município de Londrina.

Estima-se que mais de 150 mil pessoas visitem os cemitérios municipais durante o domindo (1°) e a segunda-feira. Segundo o diretor técnico-administrativo da Acesf, Ademir Gervásio de Souza Junior, 75 profissionais trabalharão no domingo e outros 90 estarão à disposição na segunda-feira. Eles auxiliarão os visitantes dos cemitérios municipais a encontrar o jazigo pretendido e passarão orientações sobre a visita.

“A expectativa é que o feriado transcorra de forma tranquila. Como o Dia de Finados é na segunda-feira, alguns cidadãos devem visitar as sepulturas já no domingo.  Algumas obras e serviços como a limpeza, a capina e a poda de árvores estão sendo finalizados e teremos um número grande de servidores para ajudar a população. Esperamos que tudo ocorra bem”, disse Souza.

Dicas aos visitantes - A Acesf pede aos visitantes que não deixem resíduos de velas, flores e outros objetos que podem acumular água parada espalhados nos cemitérios municipais. Lembra também que as flores artificiais estão proibidas e que todos devem retirar as embalagens plásticas das flores naturais. Isto é uma questão de limpeza e de saúde pública, visto que os recipientes citados podem servir de depósito de larvas da dengue.

Todos os cemitérios municipais estarão abertos das 7h às 18h, no domingo (1°) e a segunda-feira (2).

Foto: arquivo/Acesf