Acesf modifica tabela de preços de ornamentação funerária

Portaria visa facilitar o entendimento do cidadão que contrata os serviços de ornamentação funerária em Londrina

• Escrito por Ana Paula Hedler
  • Publicado: Quarta, 08 de Novembro de 2017, 17h10

A partir desta sexta-feira (10), começará a valer uma nova portaria da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf). Ela permitirá um novo procedimento financeiro na autarquia, que desmembrará os valores referentes aos serviços de orçamentação.
Antes da modificação, os cidadãos que contratassem os serviços de ornamentação pela Acesf pagavam o equivalente a R$ 164,35. Neste serviço estavam inclusos materiais diversos como manto, travesseiro e enchimento para o caixão, caixa de flores artificiais e o serviço do preparador. Porém, alguns familiares faziam questão que o corpo fosse ornado com flores naturais e não artificiais como estava estipulado no contrato. Assim, estes necessitavam fornecer as flores naturais que desejavam.
Isso gerava dúvidas e discussões por parte dos familiares contratantes, pois estes não entendiam que a taxa de ornamentação englobava vários serviços e não somente as flores artificiais utilizadas. Para sanar esse imbróglio, os técnicos do setor financeiro da Acesf desmembraram os itens e materiais contidos na taxa pública.
A partir da publicação em Jornal Oficial do Município, a nova taxa começará a valer ao custo de R$ 124,35 e a parte se cobrará R$ 40,00 daqueles que desejarem utilizar as flores artificiais. As famílias que quiserem escolher e fornecer flores naturais específicas poderão continuar levando-as para o preparador ornamentar o caixão com as mesmas. Essa alteração já foi aprovada pelo Conselho Fiscal da Acesf.
“Essa mudança vem do entendimento das diferenças religiosas de várias etnias que só fazem o sepultamento com flores naturais, pois eles acreditam que as flores simbolizam a vida: nascem, crescem e morrem como nós. Era uma afronta não deixarmos a opção de escolha para as pessoas. Assim, desde que cheguei na Acesf, comecei a pensar em como mudarmos isso. Agora, as pessoas pagarão pelo que contratarem efetivamente, quem quiser comprar a caixa de flores artificial poderá fazer, assim como quem desejar trazer as flores naturais também. Nossa ideia é o respeito ao contribuinte que pagará pelo serviço que efetivamente utilizou”, explicou o superintendente da Acesf, Douglas Pereira (Tio Douglas).
Há cerca de 2 anos, a Prefeitura de Londrina, através da Acesf, trocou as flores naturais pelas artificiais por diversos aspectos. Com a compra por licitação de flores artificiais se conseguiu economizar 80% do valor que antes era pago nas naturais. Além disso, a durabilidade das artificiais é maior, o tamanho, a cor e a textura são padronizadas, o que facilita a decoração. Com as flores naturais, o município gastava com mão de obra específica para o acondicionamento e manutenção das mesmas, os botões que não se abriam não podiam ser utilizados para ornar, assim como as flores que perdiam suas pétalas. Além disso, o processo de ornamentação demorava mais porque os tamanhos e cores das flores eram diferentes.
Atualmente, por mês, em média, a Acesf é responsável por 300 sepultamentos. Ela administra 19 capelas mortuárias e 13 cemitérios municipais em Londrina.