Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Revitalização do cemitério João XXIII entra na reta final
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Revitalização do cemitério João XXIII entra na reta final

Obra contempla novo muro em concreto, calçada para pedestres, estacionamento, trecho com ciclovia e várias outras melhorias

  • Escrito por Renan Oliveira
  • Criado: Quarta, 18 de Dezembro de 2019, 19h35
  • Última atualização em Quarta, 18 de Dezembro de 2019, 19h37

Com 90% dos serviços concluídos, em um amplo pacote de melhorias, a reforma geral do Cemitério Municipal João XXIII, no Jardim Higienópolis, caminha para os últimos trabalhos. A Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários (ACESF) está investindo cerca de R$ 640 mil para realizar as obras, com recursos próprios advindos da Taxa de Manutenção. O pacote inclui a troca completa do muro, instalação de dois mil metros de calçada por toda a área externa do cemitério, trecho com ciclovia e área de passeio, pintura e reparos, além da criação de um estacionamento e novo sistema de iluminação.

Segundo o superintendente da ACESF, Leonilso Jaqueta, a previsão é que a entrega da obra, iniciada em julho deste ano, seja feita entre o final de dezembro e a primeira semana de janeiro de 2020. “As atividades estão na reta final, faltando a complementação de alguns dos serviços previstos, como a pintura de uma parte do novo muro, um trecho de calçamento e o término da colocação de grama esmeralda. A conclusão dependerá da intensidade das chuvas que estão ocorrendo durante esse período”, informou.

Jaqueta frisou que esta é uma obra importante, uma vez que o João XXIII é um dos cemitérios mais antigos de Londrina, fundado em 1964, e nunca havia passado por revitalização antes. “Os visitantes e moradores da região terão um espaço mais seguro, moderno, confortável e acessível, com área para caminhada e bicicletas, e um estacionamento. O cemitério nunca teve calçada em seu entorno e agora contará com piso de qualidade e as condições adequadas de acessibilidade, facilitando a vida de idosos e pessoas com deficiência. A aplicação da taxa de manutenção serve para dar este retorno aos contribuintes”, salientou.

A reformulação do cemitério João XXIII inclui a construção de um novo muro de concreto, em substituição ao antigo alambrado que era mais vulnerável aos atos de vandalismo e roubos. A estrutura que está sendo implantada com concreto em forma de palitos, proporcionando mais visibilidade à parte interna do cemitério e facilitando o trabalho dos órgãos de segurança, como a Guarda Municipal.

Outra melhoria, em breve, será a instalação de lâmpadas LED, pela Sercomtel Iluminação. Já a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) fará a nova sinalização do local no encerramento da obra.

Os serviços gerais estão sendo desenvolvidos pela empresa contratada, via licitação, a A.S. dos Santos Prestadora de Serviços. O Cemitério João XXIII está localizado na Avenida da Saudade, 135, Jardim Higienópolis.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o superintendente da ACESF, Leonilso Jaqueta, pelo telefone 3372-7856

registrado em:
Fim do conteúdo da página