Acesf conclui concretagem do muro do Cemitério São Pedro

Trecho foi reconstruído dentro do prazo previsto pelo órgão, mesmo com as intensas chuvas do último mês no município

• Escrito por Dayane Albuquerque

A Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) concluiu, nesta segunda-feira (29), o serviço de concretagem de 25 metros do muro do Cemitério São Pedro. Parte do muro caiu no dia 20 de dezembro de 2017, por conta das intensas chuvas que afetaram Londrina. O cemitério está localizado na Rua Professor João Cândido, 1.114, centro, e o trecho que sofreu a queda fica na Rua João Cândido, próximo à esquina com a Avenida JK.

O superintendente da Acesf, Douglas Pereira (Tio Douglas), ressaltou que o serviço foi concluído dentro do prazo graças ao comprometimento dos servidores da Acesf que, mesmo com diversos dias chuvosos em Londrina, se empenharam no trabalho. “Agora serão feitos os reparos finais, como pequenos acabamentos, até sexta-feira (2)”, frisou.

O novo trecho possui três metros de altura, um metro a mais que o restante do muro que cerca o cemitério. A reconstrução foi executada pela própria Acesf, que contou com apoio técnico de um arquiteto da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), e um engenheiro da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP).

A Acesf informa ainda que, neste sábado (3), será realizado, no Cemitério São Pedro, um mutirão de limpeza, com participação de servidores do órgão e Patronato Penitenciário. Será feita a limpeza do local, recolhendo materiais que podem acumular água, a fim de evitar que se tornem criadouros para o Aedes aegypti, além de roçagem do espaço. Além disso, recentemente foram instalados 12 vasos de flores no cemitério, substituídas duas caixas d’água, e feita a dedetização do local.

muro.jardim.saudadeJardim da Saudade e João XIII – A Acesf também concluiu os reparos no muro do Cemitério Jardim da Saudade, localizado na Avenida Saul Elkind, região norte. Parte da parede, que fica na Rua João de Freitas Rocha Filho, veio ao chão após um motorista colidir seu veículo contra o muro, no final do ano passado. Segundo o órgão, um processo judiciário foi aberto contra o condutor, a fim de que o mesmo ressarça a Acesf pelos prejuízos do conserto.

No cronograma do órgão também consta a instalação de um novo portão no Cemitério João XIII, no mês de fevereiro. O portão foi danificado devido a uma colisão de um carro, conduzido por motorista que perdeu o controle da direção, na madrugada do dia 22 de janeiro, invadindo o cemitério. Neste caso, o portão está sendo viabilizado mediante comum acordo entre as partes. O Cemitério João XXII fica na Avenida da Saudade, 135, região central.