Acesf avança em serviços de melhorias no cemitério Jardim da Saudade

Estão sendo feitos trabalhos de pavimentação, concretagem do ossário, reforma de portão e construção de área para destinação de resíduos

• Publicado: Terça, 23 de Janeiro de 2018, 16h50

A Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) está concluindo, nesta terça-feira (23) e quarta-feira (24), os serviços que integram a última etapa de pavimentação da área de conjugado do Cemitério Jardim da Saudade, na região norte. Nesta semana, também teve início a fase de concretagem das colunas do ossário do cemitério.
De acordo com o superintendente da Acesf, Douglas Pereira (Tio Douglas), o novo espaço do ossário terá 50 metros quadrados de área total e substituirá a antiga estrutura, construída há 34 anos, que está com sua capacidade esgotada. Por isso, o ossário está sendo totalmente readequado para que outro seja construído no lugar. “Estamos avançando na concretagem do ossário, cuja conclusão dos trabalhos está prevista para o final do primeiro semestre de 2018. Será um local totalmente repaginado para melhorar o trabalho dos funcionários e trazer mais conforto e tranquilidade às famílias que utilizam o espaço”, informou.
Serão investidos pela Acesf, na obra, cerca de R$20 mil entre gastos para aquisição de materiais e mão de obra do serviço. Pereira afirmou que a capacidade do novo ossário atenderá às necessidades do Município por um período de cinco anos. “Em todos os trabalhos de melhorias que estão sendo desenvolvidos nos cemitérios municipais de Londrina e distritos, estamos buscando sempre otimizar os serviços públicos, reaproveitar materiais de que já dispomos e produzir estratégias criativas para realizar as ações de forma eficaz e com gastos menores”, destacou.
Além destes serviços, outras melhorias continuam sendo realizadas pela Acesf na parte inferior do cemitério. O portão de acesso a esta área está sendo recuperado e deverá ficar pronto ainda nesta semana.
Para melhorar a logística de deslocamento de materiais e o descarte de resíduos neste espaço, está em construção uma nova doca que será um ambiente preparado especialmente para alocar a caçamba de resíduos. “Isso facilitará o trabalho dos servidores, que terão condição de fazer os mesmos serviços com mais agilidade e menos esforço, uma vez que não precisarão se deslocar até a outra extremidade do cemitério. Já existe uma doca na área superior, no acesso à Avenida Saul Elkind, mas a extremidade inferior ainda não contava com essa estrutura, no sentido da Rua Otávio Clivati. Será um enorme ganho para a qualidade dos serviços”, enfatizou.
São Pedro – No Cemitério Municipal São Pedro, localizado na região central de Londrina, continuam os trabalhos de reconstrução do muro. Estão sendo feitos serviços de concretagem no trecho de 25 metros da estrutura que caiu no último dia 20 de dezembro de 2017, por conta das chuvas intensas que afetaram Londrina, causando estragos em diferentes localidades. A parte que sofreu queda fica na Rua João Cândido, nas proximidades da esquina com a Avenida JK. A conclusão dos serviços está prevista para o final de janeiro deste ano.