Acesf realiza mutirão de serviços para o Dia de Finados

Serviços de melhorias e manutenção serão realizados entre os dias 23 de outubro e 2 de novembro

• Escrito por N. Com
  • Publicado: Sexta, 20 de Outubro de 2017, 16h50

Em preparação para o Dia de Finados, celebrado no dia 2 de novembro, a Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) iniciará, nesta segunda-feira (23), um mutirão de serviços nos 13 cemitérios municipais da cidade e distritos. O mutirão segue até o feriado, com trabalhos realizados todos os dias das 8 às 18 horas, inclusive no fim de semana.
Os cemitérios receberão serviços como limpeza, varrição, retirada de entulhos, capina e roçagem. No dia 23, o Cemitério Jardim da Saudade, localizado na região norte, terá a instalação de quatro refletores no estacionamento, em conjunto com a Gerência de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação. Serão realizadas também melhorias na sinalização viária pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e poda de árvores pela Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), além da pintura do cruzeiro. Até o feriado, deverão ser instaladas câmeras de segurança da Guarda Municipal no cemitério, abrangendo um raio de cerca de dois quilômetros.
Segundo o superintendente da Acesf, Douglas Pereira (Tio Douglas), o Cemitério Jardim da Saudade tem recebido, desde o início da gestão, muitas melhorias, como reconstrução do muro, pavimentação do conjugado, construção de pergolado na praça, obras de pavimentação nas vias de acesso e plantio de grama, além de plantio de 200 orquídeas em parceria com o Tiro de Guerra e a Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Outros locais - O Cemitério Distrital de Irerê terá no Finados um novo cruzeiro, cuja pintura será finalizada no mutirão, além dos demais serviços. Já os cemitérios Padre Anchieta e João XXIII receberão limpeza especial com supervisão de agentes de endemias. “Haverá atenção especial à retirada de escorpiões, pois temos recebido um alto índice de queixas da comunidade sobre esse problema nesses cemitérios”, contou o superintendente.
Capacitação - No dia 25 de outubro, atiradores do Tiro de Guerra participarão de curso com os agentes de endemias sobre a abordagem em relação a sacos plásticos, flores artificiais e outros recipientes proibidos devido ao risco de proliferação do mosquito da dengue, além da presença de escorpiões. No Dia de Finados, os atiradores estarão presentes nos cemitérios orientando o público. A expectativa é que cerca de 120 mil pessoas passem pelos cemitérios durante a semana de Finados.
Na última quinta-feira, servidores da Acesf participaram de curso com o Corpo de Bombeiros, no qual foram orientados e capacitados sobre as técnicas mais adequadas para combate de incêndios. “O objetivo de todas essas ações, e de todo nosso trabalho que vem sendo realizado com antecedência, é dar tranquilidade às pessoas que visitarão os cemitérios e prestarão suas homenagens no Dia de Finados”, destacou o superintendente.