Cemitério Jardim da Saudade ganha novo espaço para acomodar visitantes

Pergolado feito com madeira restaurada foi construído pelo servidor municipal da Acesf, Sérzio Dirlei Salvador, conhecido como “Tamarana”

• Escrito por Renan Oliveira
  • Publicado: Terça, 16 de Maio de 2017, 14h12

Desde o feriado do Dia das Mães, celebrado no último domingo (14), o Cemitério Jardim da Saudade, localizado na região norte de Londrina, passou a oferecer um novo ambiente de relaxamento para acomodar as famílias e frequentadores do espaço. Trata-se de um pergolado de madeira que foi construído, entre abril e maio deste ano, pela Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf).
A estrutura é a primeira desse tipo a ser instalada em um cemitério municipal de Londrina. Tal novidade é fruto de um trabalho que foi desenvolvido pelo servidor municipal da Acesf, Sérzio Dirlei Salvador, de 39 anos. Ele foi o responsável por construir toda a estrutura do pergolado, produzido com madeira de peroba restaurada e envernizada, e que conta, ainda, com dois bancos longos afixados para trazer mais conforto à população. No espaço, há ainda plantas do tipo Manacá da Serra.
Morador do Jardim Santa Cruz – que fica na mesma região norte onde funciona o cemitério – e mais conhecido como “Tamarana”, apelido que ganhou em referência ao município onde nasceu, o servidor trabalha na Acesf há quase seis anos. “É uma grande satisfação ver um trabalho que eu mesmo criei sendo concluído e podendo ser utilizado. É um diferencial para o cemitério, as pessoas são beneficiadas e o ambiente fica mais bonito e agradável”, comentou Tamarana.
A obra não gerou nenhum custo para a Acesf, uma vez que a madeira utilizada havia sido cedida pelo antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC). Dessa forma, o material, que antes estava parado e seria descartado, foi reaproveitado para a execução do projeto.
Atualmente, Tamarana realiza atividades diversas de serralheria e manutenção de equipamentos, em uma área de marcenaria que foi reativada pela Acesf, no início de 2017. “Antes de entrar na Acesf, eu trabalhava como carpinteiro para uma empresa de construção civil, então já estou acostumado e tenho prática. É uma atividade da qual eu gosto, tenho facilidade e me sinto bem fazendo”, concluiu.
Reconhecimento - De acordo com o superintendente da Acesf, Douglas Pereira (Tio Douglas), a obra levou aproximadamente um mês para ser totalmente concluída e ficou pronta às vésperas do Dia das Mães, por uma escolha feita pelo próprio servidor que a executou. “Não havíamos determinado nenhuma meta ou prazo para a conclusão desse serviço e demos total liberdade para ele realizá-lo. Ainda assim, pensando na importância do feriado e nas famílias que frequentam o cemitério, ele decidiu que terminaria antes do feriado chegar. O Tamarana é um profissional exemplar, comprometido e dedicado. Portanto, merece todo o reconhecimento pelo belo trabalho que fez, indo além da sua obrigação e nos ajudando a beneficiar novamente a população de Londrina. É muito importante valorizar e dar motivação a servidores como ele”, destacou.
Tio Douglas informou que a intenção da Acesf é construir, assim que for possível, novos pergolados em outros cemitérios e capelas mortuárias de Londrina, dando continuidade ao processo de diversas melhorias que esses espaços vêm recebendo desde o início da atual gestão municipal. “Pretendemos, no segundo semestre do ano, produzir e instalar uma estrutura de pergolado na capela mortuária Arcídio Carreira, no Parque Jamaica, região oeste da cidade”, adiantou.

Fotos: Divulgação - Alfredo Bela